O Tema

O biólogo é tido como detentor de instrumentos que lhe dão subsídios para interagir e integrar os pensamentos e mão de obra global necessários para transformar o cenário atual, isso, por meio de conhecimentos gerais e específicos sobre as mais diversas áreas como ecologia, botânica, genética, educação, politica e arte.



"A humanidade inteira, se continuar a viver, não será simplesmente porque nasceu, mas porque terá decidido prolongar sua vida. Não mais existe espécie humana. A comunidade que se fez guardiã da bomba atômica está acima do reino natural, porque é responsável por sua vida e por sua morte; a cada dia, a cada minuto, será preciso que consinta em viver. Eis o que experimentamos hoje, na angústia" (J.P. Sartre apud Roger Garaudy, 1968).



A importância atribuída a esta ciência cresce de forma continua, o nível de sua influência, na opinião e rumo da sociedade, só se equipara ao quanto a mesma sociedade é precária sobre a compreensão da real natureza e importância de nossos estudos. Em geral, fora da academia à biologia é uma ciência estereotipada ao estudo dos seres vivos, suas peculiaridades, estrutura, funcionamento e ecologia. Essa visão simplista permeia tanto a graduação quanto o ensino escolar básico e em parte é culpada por limitar a correlação desta área com outras e principalmente restringir a formação de opinião, convergindo numa insuficiência educacional que só a ação de profissionais da biologia pode sanar.



"Para cuidar do planeta precisamos todos passar por uma alfabetização ecológica e rever nossos hábitos de consumo. Importa desenvolver uma ética do cuidado ecológico". ("Saber cuidar: ética do humano". Leonardo Boff, 2001)



A natureza social do homem o permite interagir com a realidade através de vários vetores. A politica é um deles, e como esta detém peso incalculável no decidir de nossos caminhos enquanto sociedade atual devemos coexistir nesse meio da mesma forma e responsabilidade que em nossos laboratórios, não só como coadjuvantes em pequenas e isoladas ações ambientais, mais de forma a tencionar com tanta imponência quanto a importância de tudo o que promovemos e continuaremos a promover em todas as áreas do pensamento e da pesquisa cientifica.


“O profissional biólogo, como todos os outros profissionais, devem ser agentes transformadores da realidade em que se encontram inseridos, com os pés fincados firmemente nas suas especificidades, procurando dar o melhor de si, mas com a mente na imensidão, buscando transcender sua condição individualista e viver, enfim, coletivamente”. ("O Papel do Biólogo na Sociedade (no Ecossistema)", Filipe Aléssio Martins).


Nesse sentido, o XIII Simpósio de Biologia do Sul da Bahia vem com o tema O Papel do Biólogo, com o intuito de discutir, construir e capacitar nossos participantes em áreas de grande importância e interesse no cenário cientifico e econômico atual, focando nas implicações de tais conhecimentos na percepção e formação de opinião relevante da sociedade sobre nosso papel enquanto humanidade, levando tal sociedade a refletir em qual caminho, baseado em projeções e em nossa história, devemos prosseguir.